Nesta sexta-feira, dia 5 de julho, a Transwolff, empresa de ônibus do subsistema local, completa dois anos de operação do Serviço Atende, serviço porta a porta para deficientes, com a marca dos 220 mil usuários transportados.

A Transwolff foi a primeira empresa na cidade de São Paulo a operar os novos modelos do serviço implantado em toda a cidade. A empresa começou com 14 vans, o número de vans mais que quintuplicou, já são 68 neste segundo ano. São dois tipos de veículos. Um para autistas e cadeirantes, com capacidade para transportar seis passageiros, incluindo o acompanhante.

O outro veículo é destinado exclusivamente para dois cadeirantes e tem mais cinco lugares para acompanhantes ou pacientes com outro tipo de enfermidade, com um total de sete lugares.

A dona de casa Marielza Silva de Jesus Fonseca, 56 anos, é mãe do Gabriel, 22 anos, que usa o serviço toda semana para ir à Ecoterapia no Guarapiranga e à Lumen.

“O Atende é uma coisa boa. As vans tem pontualidade, não tenho do que reclamar. É uma pena que as ruas não colaboram com as vans, que são limpas e cheirosas. Se me pedisse uma nota, daria 10”, elogia Marielza. “Os motoristas são capacitados”, enaltece.

A cadeirante Yasmin Vitória Ferreira de Lima, 15 anos, morado do Jd. São Jorge, no extremo zona sul de São Paulo, utiliza o Serviço Atende todos os dias para ir à escola. Já utilizou o serviço para fazer fisioterapia na AACD.

“O serviço é ótimo, o ar condicionado é bom os motoristas me tratam bem, principalmente o Senhor Giová. Eles têm paciência”, elogiou. “É um serviço que tinha de ter em outros lugares”, completa.

Saiba mais sobre o serviço

O Serviço Atende é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo.

Para fazer pedido do serviço o interessado deve ligar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por meio do telefone 156 da Prefeitura ou ainda nos postos de atendimento nas Prefeituras Regionais.

O transporte funciona de domingo a domingo das 7h às 20h. O atendimento é prestado a clientes cadastrados, com uma programação pré-agendada de viagens.

Além do atendimento porta a porta os clientes cadastrados, o Atende oferece atendimentos nos fins de semana, denominados de “eventos aos fins de semana”. Neste tipo de serviço, os pedidos de transporte são feitos diretamente pelas instituições que trabalham com pessoas com deficiência com, no mínimo, uma semana de antecedência.

As instituições precisam fazer cadastro prévio na SPTrans, empresa que gerencia o serviço.